Edição Espírito SantoRealização:

Resultados Parciais do Sinapse da Inovação ES são apresentados aos parceiros do programa

Sem categoria 04.07.2018

 

No dia 4 de julho, aconteceu no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos (LabPetro), localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a primeira reunião com os parceiros do programa Sinapse da Inovação Espírito Santo, nesta atual etapa de Pré-Incubação.

Os parceiros desta edição foram convidados para o evento de Apresentação dos Resultados Parciais, que ocorreu com a finalidade de conhecer a evolução do programa Sinapse da Inovação Espírito Santo até o momento, bem como participar da construção dos próximos passos do programa.

Participaram do evento 33 representantes de 26 instituições, que foram recepcionados com um welcome coffee, a fim de estimular uma aproximação entre os mesmos e as equipes Sinapse e Fapes.

Na sequência, o Diretor-Presidente da Fapes, José Antônio Boff Buffon, a Gerente de Desenvolvimento e Inovação da Fapes, Luciana de Paiva e o Diretor Executivo da Fundação Certi, Leandro Carioni, saudaram os participantes com boas vindas, durante a abertura do evento. Em seguida, foram apresentados os resultados parciais do programa e os próximos passos desta primeira edição.

 

Ações dos Parceiros do Programa

A participação do parceiros faz parte do sucesso do programa desde o seu início, ainda na Etapa de Articulação com Parceiros. A partir daquele momento, foram mapeadas as instituições interessadas em contribuir com ações que visassem à promoção do empreendedorismo inovador no Estado do Espírito Santo. Por conta disso, estas instituições foram convidadas a participar de encontros, a fim de discutir sobre a implantação desta primeira edição do programa.

Desde a etapa inicial desta primeira edição do Sinapse da Inovação Espírito Santo, que iniciou-se em março de 2017, os parceiros se propuseram a divulgar o Programa em suas redes, organizar eventos de divulgação, indicar avaliadores, orientar os proponentes, fornecer informações sobre o andamento dessas atividades à equipe do Programa, bem como dar suporte às demais atividades do Programa.

Além destas contribuições, foi produzido um Catálogo de Parceiros, para que os empreendedores selecionados  tivessem acesso aos produtos, serviços e apoio que as instituições parceiras disponibilizam em suas regiões. Neste sentido, com as informações referentes à cada instituição neste Catálogo, os sinápticos poderão impulsionar seus negócios também com apoio desta rede de parceiros, durante esta etapa de Pré-Incubação.

Participam deste Catálogo 39 empresas dos setores privados, públicos e sociais.

 

Sinapse da Inovação Espírito Santo

O Sinapse da Inovação está sendo desenvolvido pela Fapes, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e também pela Fundação Certi– Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.  A Fapes tem como atribuições a operacionalização do apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação às instituições públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação.

Na primeira edição do programa no estado, o Sinapse envolveu e capacitou mais de 5 mil cidadãos capixabas, de 57 municípios, recebeu 1272 ideias inovadoras e selecionou as 50 melhores para serem transformadas em negócios de sucesso.

 

A Pré-Incubação

Ao longo de 6 meses, nesta etapa de pré-incubação do Sinapse, as empresas contratadas pela Fapes receberão suporte para o desenvolvimento de seus produtos e negócio, por meio de capacitações online e presenciais, acompanhamento e mentorias. Serão realizados diversos workshops e imersões sobre temas relacionados às áreas a serem desenvolvidas de seus negócios: produto, tecnologia, mercado, equipe, gestão e capital.

 

Sorry, the comment form is closed at this time.