Edição Espírito SantoRealização:
Edição Espírito SantoRealização:
Sinta-se livre para contactar-nos:

BVI – Bolsa de Valoração de Ideias

Para incentivar a participação da comunidade, que pode contribuir com a seleção das melhores ideias, foi criada a Bolsa de Valoração de Ideias do Sinapse.

O que é?

A Bolsa de Valoração de Ideias (BVI) é um mecanismo, similar a uma bolsa de valores, que visa promover a participação de todos os cidadãos do Espírito Santo no programa Sinapse da Inovação.

Qualquer pessoa, ao se cadastrar na plataforma do Sinapse da Inovação, recebe 20 créditos virtuais que poderão ser aplicados nas ideias de sua preferência. Estas aplicações, seguidas de comentários, são confrontadas com as notas aplicadas pelos avaliadores. A soma obtida pelo produto dos créditos aplicados pelas respectivas notas formará uma pontuação. As 5 melhores pontuações receberão prêmios oferecidos pela Fundação CERTI no intuito de fomentar o empreendedorismo inovador no Estado do Espírito Santo.

 

Quem pode participar?

Estão habilitados a participar da Bolsa de Valoração de Ideias apenas aqueles que:
• Tenham investido seus créditos em ideias que posteriormente venham a ser contempladas com a subvenção pela FAPES.
• Sejam residentes do Estado do Espírito Santo (esta condição deverá ser comprovada para retirada do prêmio)
• Não estão envolvidos no Processo de Avaliação do Programa Sinapse, na condição de membro da Comitê Gestor e/ou Avaliador Ad-hoc.

 

Como funciona?

A participação é estritamente de caráter individual, devendo-se proceder como segue:

1. Cadastrar-se no Portal Sinapse da Inovação – Operação-ES (em breve).
2. Automaticamente o participante será possuidor de 20 (vinte) créditos virtuais, e poderá atuar como Investidor BVI Sinapse.
3. O Investidor BVI Sinapse atribuirá um investimento virtual de 1 (um) a 5 (cinco) créditos em função de sua análise e entendimento da chance de êxito no programa da Ideia Inovadora de empreendimento por ele escolhida.
4. O Investidor BVI Sinapse poderá aportar investimentos em 4 a 20 Ideias Inovadoras, aquelas que considerar as melhores, justificando em cada caso seu investimento, ressaltando obrigatoriamente aspectos tecnológicos e mercadológicos responsáveis pela valoração atribuída.
5. O Investidor poderá também, a qualquer momento do período, alterar os quantitativos de créditos atribuídos sem, porém, em momento algum, ultrapassar o total de 20 (vinte) créditos investidos ou 5 (cinco) créditos por ideia.
6. Caso no decorrer da análise o Investidor BVI Sinapse queira fazer uma crítica/sugestão à proposta de Ideia Inovadora, visando uma possível consideração por parte do proponente, isto poderá ser transmitido a ele através do recurso “comentário”.
7. Os investimentos, ou suas alterações, devem ser feitos no período do lançamento da fase de inscrição de Ideias até às 17 horas do dia 17 de julho de 2017.
8. O Sistema Sinapse da Inovação, após concluída a avaliação de todas as Ideias Inovadoras pela Comissão Julgadora e declaradas as ideias contempladas com a subvenção da FAPES, processará e divulgará o Resultado do Investimento de todos os participantes que completarem um investimento de 20 créditos.
9. O Resultado do Investimento será estabelecido da seguinte forma:

RI = ∑ (PFI x CI)

onde
RI = Resultado do Investimento

 = Somatório da pontuação obtida nas Ideias que receberam investimento (de 4 a 20)

PFI = Pontuação Final atribuída pela Comissão Julgadora do Sinapse à Ideia Investida.
CI = Quantidade de créditos investidos na ideia (entre 0 a 5)

 

Qual é a premiação?

Os cinco melhores investidores recebem um iPad – Apple* cada. Caso haja empate entre os vencedores premiados com o iPad, o critério de desempate será a favor daquele participante que em sua atuação ofereceu maior número de contribuições ao proponente na forma de Comentários/Respostas a Comentários. Casos omissos e divergências deste processo de premiação serão resolvidos pelo Comitê Gestor do Programa Sinapse da Inovação Espírito Santo, em instância única e soberana.

*iPad é marca registrada da Apple Inc.