Edição Espírito SantoRealização:

Novidades do Sinapse da Inovação Espírito Santo: Pré-Incubação

Sem categoria 04.07.2018

 

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) recebeu no dia 03 de julho o segundo Workshop de Capacitação da etapa de Pré-Incubação do Sinapse da Inovação Espírito Santo.

Neste encontro, os empreendedores passaram por um dia de atividades para o desenvolvimento do Mínimo Produto Viável (MVP) e do Modelo de Negócios. Para realizar as atividades deste segundo Workshop, os empreendedores se basearam nos resultados do primeiro, que foram as entrevistas a potenciais clientes, o mapeamento dos tipos de clientes, a identificação da jornada dos usuários, além da construção da proposta de valor.

Os empreendedores participantes desta primeira edição do programa foram recepcionados com um welcome coffee, a fim de estimular uma aproximação entre os mesmos e as equipes Sinapse e Fapes. Na sequência, o Diretor-Presidente da Fapes, José Antônio Boff Buffon e o Diretor da Emescam, Dr. Flávio Takemi Kataoka, saudaram os participantes com boas vindas, durante a abertura do evento.

As empresas sinápticas participaram do evento e, além de receber capacitação técnica, conheceram o Sináptico Destaque, empresa que tem alcançado as metas  planejadas e os resultados propostos, o reconhecimento tem como objetivo fomentar o engajamento entre os participantes com o programa.

Dando início às atividades, o Consultor de Negócios da Fundação CERTI, Carlos Bizzotto, realizou a capacitação técnica sobre elaboração do MVP e o modelo de negócios. A programação contou com palestras seguidas de dinâmicas, nas quais os empreendedores puderam aplicar a teoria aprendida. Em seguida, os mesmos apresentaram os resultados construídos neste dia aos grupos, previamente divididos, a fim de receber mentorias dos especialistas da Fundação CERTI e contribuições dos demais participantes.

 

Oportunidade de Capacitação na Itália

Sete empresas sinápticas foram selecionadas para a vivência e capacitação no “2-Week Digital Entrepreneurship Program” no campus da H-FARM, na região de Veneto, na Itália.

A H-Farm é um ambiente que orienta jovens e empresas recém-nascidas a transformarem seus negócios a pensarem de maneira digital. Iniciadas na segunda-feira no dia 02 de julho, as capacitações do programa devem ser concluídas no dia 13 de julho. Nestes 12 dias de curso, os empreendedores passaram por workshops, módulos, visitas a empresas líderes italianas e experiências em outras cidades.

Esta é mais uma oportunidade internacional proporcionada aos participantes da primeira edição do Sinapse da Inovação ES, com o apoio da Fapes e do ES em Ação.

 

Sinapse da Inovação Espírito Santo

O Sinapse da Inovação está sendo desenvolvido pela Fapes, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e também pela Fundação Certi– Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.  A Fapes tem como atribuições a operacionalização do apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação às instituições públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação.

Na primeira edição do programa no estado, o Sinapse envolveu e capacitou mais de 5 mil cidadãos capixabas, de 57 municípios, recebeu 1272 ideias inovadoras e selecionou as 50 melhores para serem transformadas em negócios de sucesso.

 

A Pré-Incubação

Ao longo de 6 meses, nesta etapa de pré-incubação do Sinapse, as empresas contratadas pela Fapes receberão suporte para o desenvolvimento de seus produtos e negócio, por meio de capacitações online e presenciais, acompanhamento e mentorias. Serão realizados diversos workshops e imersões sobre temas relacionados às áreas a serem desenvolvidas de seus negócios: produto, tecnologia, mercado, equipe, gestão e capital.

Sorry, the comment form is closed at this time.